top of page
banner_2022_students

Clubes de Ciência Internacional 2022

Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

Edição Online

Procuramos estudantes para participar na nossa segunda edição internacional! Convidamos estudantes interessados em desenvolver uma carreira em Ciências com idades entre 16 e 23 anos. Damos as boas vindas  aos recém-chegados e estudantes que já experimentaram Clubes de Ciências (também conhecidos como Clubes de Ciência) antes.

 

Prazo máximo para inscrições: 25 de Julho, 2020

23:59 PST

 

Você tem curiosidade sobre a Ciência? Você gostaria de participar de um Clube de Ciências para aprender um novo tópico interessante de pesquisadores especialistas? Melhor ainda, você está pronto para se juntar a participantes de todo o mundo? Então temos uma ótima notícia para você! A Science Clubs International (SCI) está lançando sua segunda edição online internacional do Science Club: SCI Science Clubs Online Edition 2022.

 

Se preenche os requisitos (ver mais informações abaixo) convidamo-lo a candidatar-se aqui!

 

Observe que as vagas são limitadas, por isso incentivamos você a fornecer sua melhor resposta ao nosso questionário e enviar sua inscrição antes do prazo!

Descrição do programa

 

A missão da SCI é desencadear uma transformação social, expandindo o acesso à educação STEM de alta qualidade e redes internacionais colaborativas. Nosso objetivo é expor os alunos a experiências científicas-educativas em um ambiente internacional.

 

Como parte de nossas diversas atividades, estamos organizando a segunda edição do SCI Science Clubs, que será um evento de 8 dias durante 5 finais de semana (8 dias) ao longo de um mês (3 a 25 de setembro e 1º de outubro de 2022). Oferecemos 9 workshops gratuitos (“Clubes de Ciências”) para estudantes do ensino médio e universitários na Iberoamérica, América do Norte e Europa. Todos os alunos serão selecionados de um grupo de candidatos e alunos interessados ​​em desenvolver uma carreira na ciência com idades entre 16 e 23 anos.

 

Todas as atividades serão ministradas online e nossos alunos e instrutores estarão espalhados por nove países e vários fusos horários. Teremos participantes falantes de espanhol, português e inglês. Além do evento principal, complementaremos o programa com atividades pré e pós para incentivar todos os participantes a se conhecerem. Por fim, teremos uma cerimônia de encerramento, onde você e seu Clube terão a oportunidade de mostrar o que aprenderam com os demais Clubes.

 

Perfil dos candidatos

 

Procuramos alunos que:

 

  • Está cursando um curso relacionado a STEM ou está interessado em estudar carreiras relacionadas a áreas STEM

  • Ter entre 16-23 anos

  • Ter acesso confiável à internet e dispositivos online como computador, notebook, tablet ou smartphone (leia a descrição dos clubes durante a inscrição para entender os requisitos técnicos específicos)

  • Fale espanhol, português ou inglês. Mesmo que algumas das atividades sejam em inglês, você não deve se preocupar com as barreiras linguísticas, pois nossos instrutores e assistentes estarão lá para ajudá-lo, se necessário, em espanhol e português. Se você fala mais de um idioma, nós o encorajamos a colocar isso em prática!


 

Inscrição e processo de seleção

 

  • Crie uma conta de estudante em https://platform.scienceclubsint.org/

  • Selecione seu idioma preferido no canto inferior direito da mensagem

  • Clique no link “Cadastre-me”

  • Preencha os campos solicitados, você deverá receber um e-mail nosso (contact@scienceclubsint.org).

  • Não se esqueça de clicar no link para validar seu e-mail

  • Uma vez validado seu email, inicie sessão na plataforma. No painel de controle verá um botão com o nome da convocatória que está aberta (a imagem abaixo é para referência, a imagem real pode ser alterada). Siga os passos que a plataforma indicar.

  • Assegure-se de completar seu perfil em 100%, apenas então é possível de avançar e continuar sua solicitação para poder ler e aceitar os termos e condições

  • A aplicação tem perguntas para que a gente te conheça e outras abertas de cunho avaliativo.

  • Uma vez respondidas, envia a aplicação e estará tudo nos conformes. 

  • Se tiver algum problema ou pergunta, nos contate via contact@scienceclubsint.org. Tutorial clique aqui.

 

Responsabilidades dos estudantes selecionados

 

  • Para seguir nossos termos e condições e código de conduta, qualquer denúncia de má conduta será levada a sério e medidas imediatas serão tomadas, se necessário.

  • Para completar as atividades solicitadas por seus instrutores e organizadores do SCI.

  • Garantir total disponibilidade e participação durante todas as atividades relacionadas ao evento. Informamos que teremos atividades síncronas e assíncronas, a expectativa é que os alunos participem das duas

  • Participar antes e depois do evento principal em pequenas atividades adicionais. Em breve divulgaremos a programação completa!

  • Para completar as vistorias pré e pós-evento (necessário para obter o certificado)

Tópicos

 

A equipe do SCI Science Club de 2022 inclui 9 clubes de ciências computacionais ou experimentais com pelo menos um Mestre, Ph.D. ou instrutor de pós-doutorado e 2 funcionários ou voluntários por Clube de Ciências. Para a edição deste ano, temos clubes sobre os seguintes temas:

 

  • SCI2022-01-RNA sequencing: A new diagnostic tool in the era of high throughput sequencing

  • SCI2022-02-Introduction to Nuclear Energy

  • SCI2022-03-AI as a tool to achieve sustainable development

  • SCI2022-04-No label no life - Managing audio processing tasks with self-supervised learning

  • SCI2022-05-Bottom-up approach towards real-world problems in Biomedical Engineering

  • SCI2022-06-We live in a (micro) plastic world

  • SCI2022-07-Science and cooking, understanding how the brain decodes sensory stimuli through fermentations

  • SCI2022-08-Biorefinery and circular economy. Can organic waste be used?

  • SCI2022-09-Cybersecurity and communication

Plataformas e tecnologias  

 

Como o evento será virtual, usaremos diversas plataformas online para comunicação e docência. Se você ainda não as conhece, não se preocupe; nós providenciaremos instruções.

 

Exemplos de plataformas que poderão ser utilizadas:

 

 

Suporte para estudantes

 

Nos casos de Clubes computacionais, os estudantes receberão instruções para baixar e instalar os programas requeridos ou as credenciais para fazer log in nas plataformas. Estudantes de Clubes experimentais poderão receber o material por correio.

 

Como será o evento?

 

  1. Atividades pré-clubes (por exemplo, webinars, reuniões sociais online)

  2. Cerimônia de abertura. 3 de setembro de 2022.

  3. Clubes de Ciências Online. Datas: 10 a 11 de setembro, 17 a 18, 24 a 25 de setembro.

  4. Cerimônia de encerramento. Apresentações de vídeo. 1º de outubro de 2022

  5. Atividades pós-clubes (por exemplo, sessão do Science Coffee)

 

Nossos participantes estão espalhados por vários fusos horários. Provavelmente agendaremos atividades síncronas nos seguintes horários:

 

PST: 8h às 12h

CST: 10h às 16h

EST: 11h às 15h

Espanha: 17h

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco se tiver alguma dúvida:

bottom of page